
10% das mulheres nunca tiveram um orgasmo
dr
No Dia Mundial do Orgasmo, a TSF escutou um sexólogo sobre mitos e verdades à volta deste assunto. Elas têm mais dificuldade em chegar ao clímax, eles podem ter orgasmos sem ejacular.
Corpo do artigo
Se vamos falar de sexo, comecemos por onde se deve começar: preliminares.
«Os preliminares têm um extraordinário interesse porque a mulher começa a ser estimulada muito mais cedo e, portanto, acaba por ser mais fácil que o orgasmo seja mais ou menos na mesma altura», diz Nuno Monteiro Pereira, diretor do mestrado de Sexologia da Lusófona, que nos ajuda a levar os números para a cama.
Os homens demoram em média dois a três minutos a atingir o orgasmo, as mulheres demoram oito. Apenas 2% dos homens têm uma disfunção orgástica, 10% das mulheres nunca tiveram nem vão ter um orgasmo.
«A mulher é muito mais exigente nas circunstâncias, no envolvimento, que o homem. A partir desse momento, tudo se complica», refere o sexólogo.
O cérebro delas é mais complicado que o deles. Mas às vezes o deles baralha-se. Meus senhores, orgasmo não é o mesmo que ejaculação.
«Há homens que têm orgasmos sem ejaculação e até há homens que têm ejaculação sem orgasmo, porque são dois mecanismos completamente distintos», sublinha Nuno Monteiro Pereira.
Fisiologicamente, a ejaculação é um fenómeno da medula espinal, é um reflexo do orgasmo, mas não são a mesma. E quanto a elas, sim minhas senhoras, é normal que tenham mais orgasmos clitorianos do que vaginais, porque «o clítoris desencadeia mais facilmente o orgasmo que a parede vaginal».
Chegados ao clímax desta peça, e antes de dar o sono, não podemos fingir que elas não fingem. Sim, muitas fingem: «Às vezes, a mulher finge o orgasmo para que o homem sinta que a sua relação sexual foi mais completa. Digamos que seria um fator de generosidade da mulher para com o homem».
Generosidade muitas vezes estimulada pelas revistas femininas a que eles deitam o olho. O sexólogo dá um exemplo: «Quando pega numa revista feminina e lê artigos cujo título é 'tenha dez orgasmos numa noite' a valorizar extraordinariamente o orgasmo quando se sabe que a maior parte das mulheres não tem orgasmo numa relação sexual - a situação acaba por perturbar, passa a haver mitos».
Para chegar mais facilmente ao céu ou ao inferno orgásmico, Nuno Monteiro Pereira considera que o erotismo pode ser bom, mas a pornografia é duvidosa.
Certo é que a consulta de um especialista deve fazer parte dos planos de quem tem problemas nesta área. «O essencial é que a mulher não fuja de procurar ajuda. Sozinha não vai conseguir resolver o problema, com ajuda é provável que consiga. Portanto, não tem que temer».
Vá em frente e tenha um Feliz Dia Mundial do Orgasmo