O primeiro submarino chegou às águas portuguesas em 1913. Chamava-se Espadarte e não aguentava mais de 2 horas debaixo de água. Navegava a 20 quilómetros por hora. Este e outros podem ser vistos numa exposição no Museu da Marinha
Corpo do artigo
Está a fazer 100 anos que chegou o primeiro submarino comprado para a Marinha portuguesa.
Foi investimento para custar na altura um milhão e trezentos mil francos e nesses tempos não se usava caderno de contrapartidas...
O centenário é pretexto para uma exposição no Museu da Marinha, com fotografias, miniaturas e peças de vários submarinos que já tiveram bandeira portuguesa.
Dos 16 submarinos que já passaram pela Marinha (a contar com os 2 actuais), nenhum entrou em combate, mas vários fizeram patrulhas em época de guerra.
Em 1982 o Barracuda fez o primeiro afundamento realizado por um submarino português: o cenário não era de guerra e a vítima foi um navio mercante semi-afundado, à deriva, que andava perto do Cabo Espichel, representando perigo para os outros barcos.
Para além deste raro caso, a última vez que um submarino nacional esteve em cenário de guerra foi nas patrulhas que garantiram, em 1993, o embargo à entrada de armas na antiga Jugoslávia.