«12 Anos Escravo» e «Golpada Americana» lideram a corrida aos Globos de Ouro (vídeos)

Globos de Ouro
Direitos Reservados
A Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood anunciou na quinta-feira os nomeados para os Globos de Ouro. Os filmes «12 Anos Escravo» e «Golpada Americana» têm sete nomeações cada.
Corpo do artigo
Baseado numa história verídica, «12 Anos Escravo», realizado por Steve McQueen, conta a história de um homem negro livre que é raptado e vendido como escravo.
O filme, que estreia em Portugal a 2 de janeiro, está nomeado nas categorias de Melhor Filme Dramático, Melhor Realizador, Melhor Ator Principal em Filme Dramático, Melhor Ator Secundário, Melhor Atriz Secundária, Melhor Argumento e Melhor Banda Sonora Original.
[youtube:iiw1cYXQw4g]
Também com sete nomeações, «Golpada Americana», de David O. Russel, conta a história de dois vigaristas que são forçados a trabalhar para um agente do FBI.
O filme chega às salas portuguesas a 23 de janeiro e está indicado nas categorias de Melhor Realizador, Melhor Atriz Secundária, Melhor Ator Secundário e Melhor Argumento, Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Atriz de Comédia ou Musical e Melhor Ator de Comédia ou Musical.
[youtube:ST7a1aK_lG0]
«Capitão Phillips» (com cinco nomeações), Nebraska (cinco), «Mandela: Longo Caminho Para a Liberdade» (três), «A Propósito Llewyn Davis» (três), e «O Clube de Dallas» (duas) são outros dos filmes na corrida à vitória nas principais categorias.
Nas categorias de televisão, a série «House of Cards», protagonizada por Kevin Spacey, a série «Breaking Bad» e o telefilme «Por Detrás do Candelabro», de Steven Soderbergh, protagonizado por Michael Douglas e Matt Damon, encontram-se entre as produções que conquistaram mais nomeações.
Lista completa de nomeações aqui. A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se a 12 de janeiro.