Filmes de Jean-Luc Godard, irmãos Dardenne e Mike Leigh estão entre as 18 obras em competição no próximo Festival de Cannes, que se realiza entre 14 e 25 de maio, anunciou a organização.
Corpo do artigo
Apenas 18 filmes de um total de 1.700 estão na seleção oficial do 67º Festival de Cannes, indicou o diretor Thierry Frémaux. A lista inclui as obras mais recentes dos britânicos Ken Loach e Mike Leigh, do ator e realizador norte-americano Tommy Lee Jones, dos irmãos belgas Jean Pierre e Luc Dardénne e do francês Jean-Luc Godard.
Na secção "Un certain regard", destaque para o filme «La chambre bleue», de Mathieu Amalric, adaptado da obra de George Simenon, uma produção de Paulo Branco. É o 53º filme produzido pelo português a ser selecionado para o festival, no total das várias secções do evento.
A presidente do júri da edição deste ano é a realizadora neozelandesa Jane Campion («O Piano», 1993). O Festival de Cannes, que decorre entre 14 e 25 de maio, terá como filme de abertura «Grace do Mónaco», de Olivier Dahan, protagonizado por Nicole Kidman.
Lista completa dos filmes em competição:
«Adieu au langage», Jean-Luc Godard
«Captives», Atom Egoyan
«Clouds of Sils Maria», Olivier Assayas
«Deux jours, une nuit», Jean-Pierre and Luc Dardenne
«Foxcatcher», Bennett Miller
«Grace de Monaco», Oliver Dahan
«The Homesman», Tommy Lee Jones
«Jimmy's Hall», Ken Loach
«La Meraviglie», Alice Rohrwacher
«Leviathan», Andrei Zvyagintsev
«Mommy», Xavier Dolan
«Mr. Turner», Mike Leigh
«Saint Laurent», Bertrand Bonello
«The Search», Michel Hazanavicius
«Still the Water», Naomi Kawase
«Timbuktu», Abderrahmane Sissako
«Wild Tales», Damian Szifron
«Winter Sleep», Nuri Bilge Ceylan
[youtube:-fdImzhlRjU]