Uma intoxicação alimentar atingiu hoje 55 pessoas, a maioria crianças, que se encontravam na praia das Rocas, em Castanheira de Pera, distrito de Leiria.
Corpo do artigo
O grupo, constítuido por 52 crianças e 3 adultos, apresentam sintomas de vómitos e mal estar geral.
Contactado pela TSF, o primeiro comandante do bombeiros de Castanheira de Pera, José Domingues, explicou que se trata «de uma delegação de um ATL que trouxeram alimentação condimentada e, possivelmente, com o calor houve alteração de conteúdo o que provocou a intoxicação alimentar».
O grupo vai manter-se sob vigilância médica apesar do estado de saúde não ser considerado grave e foi transferido para os hospitais de Coimbra, disse à agência Lusa o porta-voz do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
«São 52 crianças, entre os oito e os 16 anos, que apresentam sintomas uma intoxicação alimentar, diarreias, vómitos, mal-estar, desidratação», explicou Pedro Coelho dos Santos, adiantando que «dessas 52 todas elas já foram observadas por uma equipa médica e apenas seis inspiram alguns cuidados».
Segundo o porta-voz do INEM, «todas elas vão ser transportadas para o hospital pediátrico de Coimbra», sendo que três adultos apresentam «situação estável» e, foram, igualmente, vistos pelos médicos.
«Os adultos vão para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e as crianças para o pediátrico. As duas unidades de saúde já foram informadas da situação», referiu Pedro Coelho dos Santos.
Fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Leiria informou que o alerta foi feito às 16:39, tendo acorrido ao local 30 ambulâncias com 60 operacionais.