A companhia de dança de Olga Roriz apresenta hoje o espetáculo «A Cidade», no Teatro Guaira, em Curitiba, no Brasil, no âmbito do evento Ano de Portugal no Brasil.
Corpo do artigo
De acordo com a programação, o espetáculo, com direção de Olga Roriz, será interpretado por Catarina Câmara, Maria Cerveira, Bruno Alexandre e Pedro Santiago Cal.
«A Cidade», coreografia inspirada na «pressão, contaminação, alienação e desgaste que os centros urbanos causam no ser humano», segundo a descrição da artista, estreou em outubro de 2012, no Teatro Camões, em Lisboa.
Nascida em Viana do Castelo, Olga Roriz, 56 anos, estudou ballet clássico e dança moderna com Margarida Abreu e Ana Ivanova, ingressou na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa e tornou-se primeira bailarina do Ballet Gulbenkian, onde foi depois convidada a coreografar.
A bailarina e coreógrafa viria a criar a Companhia Olga Roriz em 1995.
Também hoje, igualmente no âmbito do Ano de Portugal no Brasil, o artista português Vasco Araújo inaugura a exposição «Debret», na Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde permanecerá até 14 de julho.
A série «Debret», iniciada pelo artista em 2009, resulta de uma pesquisa sobre a história luso-brasileira, as formas da sua narrativa e representação, e propõe, usando a ironia, uma reflexão sobre a formação racial, cultural e identitária do Brasil.
A exposição reúne um conjunto de pequenos conjuntos escultóricos compondo cenas inspiradas nas imagens e narrativas do artista francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848), que viveu no Rio de Janeiro entre 1817 e 1831.
Nascido em Lisboa, em 1975, Vasco Araújo formou-se em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e frequentou a Maumaus Escola de Artes Plásticas e Fotografia.