A TSF continua a dar a conhecer a Ucrânia, um dos dois países que organizam o Euro 2012. Kiev, a capital, é a cidade onde se realiza a final, dia 1 de Julho...
Corpo do artigo
Kiev é uma das maiores e mais antigas cidades da Europa e, hoje em dia, mistura dois estilos distintos: o velho e o novo. Se um edifício pode ser mais tradicional dum lado da rua, do outro lado pode ser muito moderno e com traços de estilo ocidental. Não é de estranhar, portanto, que um turista seja surpreendido com os contrastes entre os apartamentos modernos de cores alegres, como o amarelo claro, e os cinzentos, mais antigos.
Depois da independência da Ucrânia, observou-se na capital várias mudanças que fizeram com que o turismo fosse aumentando, tais como a construção de hotéis de prestígio no centro da cidade, elegantes restaurantes e modernos bares.
As autoridades locais têm cuidado da limpeza do centro da cidade regularmente, assim como restaurado e redecorado alguns edifícios históricos e avenidas, tais como a rua Khreshchatyk e a Praça da Independência.
Muitas das áreas históricas de Kiev, como a Descida Andriyivsky passaram a ser locais populares por causa do seu comércio de rua, onde se pode encontrar a arte tradicional ucraniana, artigos religiosos, livros, jogos (xadrez principalmente), bem como joias, para venda.
A Catedral de Santa Sofia e o Mosteiro das Cavernas (Pechersk Lavra) são os edifícios históricos mais populares, reconhecidos pela UNESCO como Património da Humanidade.
Quem passear por Kiev pode contar com uma vasta oferta de transportes públicos que passam pelo metro subterrâneo, autocarros (simples ou articulados)e elétricos sendo que, o metro é o sistema mais rápido e mais acessível e o que melhor cobre a cidade.
[youtube:gABtbrq4Vg8]