Um estudo de investigadores da Universidade do Arizona alerta que não basta manter a distância de colegas de emprego para ficar a salvo dos germes de que são portadores. É que eles rapidamente tomam conta do local de trabalho.
Corpo do artigo
A pesquisa concluiu que alguns vírus tem a capacidade de, em poucas horas, se espalharem em espaços como escritórios.
Os investigadores colocaram amostras de um vírus em superfícies como a maçaneta de uma porta ou o topo de uma secretária. As recolhas efectuadas ao fim de um só dia demonstraram que ele se tinha alastrado até uma centena de outros locais- interruptores, chávenas de café, telefones e computadores.
O vírus usado na pesquisa não representa qualquer perigo para o homem. No entanto, ele tem a mesma forma e tamanho do norovírus, que é altamente contagioso e provoca vómitos e diarreia.
Os cientistas concluem por isso que este germe nada simpático pode espalhar-se com idêntica rapidez à do vírus inofensivo usado na experiência.