Uma explosão, ontem, no exterior da empresa química Simar gerou uma grande nuvem tóxica.
Corpo do artigo
Inicialmente as autoridades apelaram às populações afetadas, cerca de 60 mil pessoas, para permanecerem no interior dos edifícios, incluindo crianças e trabalhadores na zona, mas o apelo foi depois anulado, algumas horas depois.
[youtube:ggcaW1sWer8]
Três bombeiros que acorreram ao local da explosão tiveram de receber assistência hospitalar, o que elevou para seis o número de feridos ligeiros devido à nuvem tóxica libertada no acidente.
[youtube:JTAvy0urW8c]
Várias corporações dos bombeiros permaneceram no local da explosão, onde procederam a operações de esvaziamento das tinas que continham os produtos químicos.
O acidente, que obrigou à ativação do plano de emergências químicas da Catalunha, aconteceu quando - por causas desconhecidas - um depósito de ácido nítrico (altamente tóxico e corrosivo) se misturou com uma pequena quantidade de cloreto de ferro. Os dois químicos produziram uma explosão e uma enorme nuvem de fumo laranja que o vento depois arrastou para as localidades próximas - Igualada, Vilanova del Camí, Ódena, Santa Margarida de Montbui e Jorba.