Um desabamento de terras nas minas da Panasqueira provocou a morte de um mineiro de 20 anos numa altura em que se procedia à limpeza de uma das frentes desta mina.
Corpo do artigo
O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira lamentou a morte de um jovem mineiro de 20 anos nas minas da Panasqueira, no pior acidente deste género em minas portuguesas dos últimos seis anos.
Ouvido pela TSF, Luís Paulo Mendes explicou que o desabamento de terras que provocou esta morte aconteceu numa altura em que este mineiro cumpria uma hora extra de trabalho que lhe foi pedida e quando limpava uma frente da mina.
«Tinha um calço e a máquina não era capaz de chegar à frente. Parou a máquina e foi ver o que se passava. Olhou para cima e viu o tecto aberto e quando foi para dar o passo à frente caiu as pedras por cima das pedras e do corpo», explicou.
O delegado do sindicato nesta mina adiantou ainda que um colega do mineiro morto, que cumpria o primeiro dia na mina e sem qualquer formação, ainda o tentou puxou para fora.
Contudo, a distância entre este local a 60 metros de profundidade e a rua para chamar socorro, cerca de 50 minutos, acabou por não permitir o salvamento.
Segundo Luís Paulo Mendes, todos os meses é solicitado à empresa que aposte na segurança. Agora o sindicato tem de fazer alguma coisa, defendeu.
Notícia actualizada às 20:56.