
Esta foi a decisão dos Técnicos do Laboratório de Engenharia Civil nos Açores para alguns dos habitantes da freguesia do Faial da Terra, onde, nas últimas horas, morreram três pessoas.
Corpo do artigo
Por falta de condições de segurança, entre 30 a 40 habitantes da freguesia do Faial da Terra, na ilha de São Miguel, não vão poder regressar a casa enquanto estiver a chover.
A chuva intensa que tem caído nas utlimas horas causou um deslizamento de terras, provocando três mortos.
Os Técnicos do Laboratorio Regional de Engenharia Civil estiveram no terreno para avaliar se seria, ou não, seguro para as pessoas manterem-se nas casas e concluíram que é melhor serem realojadas, segundo transmitiu à TSF Paulo Nazaré, presidente da Junta de Freguesia do Faial da Terra.
Esta freguesia, que fica numa das pontas da ilha de São Miguel, localiza-se num vale junto ao mar rodeada de escarpas muito altas.
Paulo Nazaré recordou que as casas são centenárias, construídas numa altura em que ainda não havia o Plano Diretor Municipal.
Ouvido igualmente pela TSF, Luís Gaspar, responsável pelo sistema de vigilância de sismos, revelou que, neste caso da freguesia do Faial da Terra, os riscos estão bem indentificados.
No entanto, o responsável também lembrou que há razões culturais, sociais e económicas que levam as pessoas a enfrentar o perigo. Por isso, considerou que resta às autoridades apostar na prevenção.