A Proteção Civil dos Açores emitiu esta manhã um segundo alerta devido às previsões de agitação marítima e vento forte nas nove ilhas e recomenda precauções à população, automobilistas e pescadores.
Corpo do artigo
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nas ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) está prevista agitação marítima com ondas de Noroeste de oito a nove metros, diminuindo para 6 a 7 metros a partir das 06:00 de sábado e o vento poderá soprar forte com rajadas que poderão atingir os 100 quilómetros por hora.
No caso do grupo Central (Terceira, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial) o aviso refere altura significativa das ondas, que poderão atingir os oito a nove metros, até às 06:00 de sábado e rajadas de vento até 100 quilómetros por hora.
Em S.Miguel e Santa Maria (grupo Oriental) as previsões apontam para ondas Oeste de seis a sete metros, passando a Noroeste a partir da tarde de hoje e aumentando para oito metros e rajadas de vento que poderão atingir os 90 quilómetros por hora.
Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda medidas de autoproteção, em particular nas zonas mais vulneráveis, aconselhando a população a fixar estruturas soltas ou suspensas, como andaimes ou placards e especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.
A Proteção Civil dos Açores desaconselha também a prática de atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.