
Um advogado que revelou a uma amiga que a autora de Harry Potter, JK Rowling, tinha acabado de publicar um romance policial sob pseudónimo foi multado em cerca de 1.200 euros pela ordem dos advogados britânica.
«Ao revelar informações confidenciais sobre um cliente a um terceiro, o Sr. Gossage violou os princípios 4 e 6 da Carta da "Solicitors Regulation Authority"», revelou o órgão regulador dos advogados, decisão tornada pública esta semana.
Rowling tinha apresentado uma queixa contra o escritório de advocacia Russells, após a publicação em julho de um artigo no jornal britânico Sunday Times, revelando que havia escrito, sob pseudónimo, um romance policial chamado "The Cuckoo's Calling".
Russell tinha reconhecido que um dos seus associados, Chris Gossage, revelara o segredo a uma amiga, Judith Callegari, que passou a informação ao Sunday Times.
No final de julho, este escritório de advogados já anunciara que a autora concordara em receber uma indemnização «substancial» por esta indiscrição.
JK Rowling revelou que iria entregar a totalidade dessa indemnização - cujo montante não foi revelado - a uma instituição de caridade, Soldiers's Charity, que ajuda os militares e suas famílias.