Em causa está uma massa de ar com origem no norte de África que vai aumentar a quantidade de partículas e poeiras em suspensão, de acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente.
Corpo do artigo
Trata-se de um fenómeno que ocorre com alguma frequência na Primavera e no Verão e que afeta Portugal e outros países mediterrânicos.
De acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente, «o transporte de longa distância de partículas de origem natural, em zonas áridas do norte de África, como os desertos do Saara e Sahel, pode causar elevados níveis de partículas em suspensão».`
Filomena Boavida, da Agência Portuguesa do Ambiente, avançou à TSF que o fenómeno já começou esta madrugada no Algarve, durante o dia deve chegar ao Alentejo e possivelmente à península de Setúbal.
Em declarações à TSF, Ana Leça, da Direção Geral de Saúde (DGS) alerta para riscos acrescidos para quem tem problemas respiratórios.
«Estas partículas são pequeninas e podem ser inaladas pelo sistema respiratório. Daí que o problema principal seja para aquelas pessoas que têm problemas respiratórios, nomeadamente asma. Nesse sentido, a DGS recomenda que alguns grupos de maior risco (asmáticos, crianças e idosos)tenham cuidados adicionais, como evitar a atividade física ao ar livre», aconselha Ana Leça.