Os peritos que avaliam as caixas negras do avião da Air France que caiu no Atlântico, em 2009, avisaram contra leituras apressadas que possam responsabilizar os pilotos do avião.
Corpo do artigo
O jornal francês Le Figaro chegou a avançar que a analise às caixas negras permitia afirmar que o acidente aconteceu devido a um erro dos pilotos.
No entanto, esta versão acabou por ser desmentida por investigadores franceses que optaram por uma posição mais cautelosa.
Os peritos dizem que ainda é prematuro tirar qualquer conclusão sobre as causas do acidente que vitimou 228 ocupantes do A300, acrescentando que nem sequer entendem como é possível chegar à conclusao que dá como certo o erro humano.
Os especialistas da gabinete de Investigação e Análise garantem que, para já, não é necessário fazer qualquer recomendação imediata às companhias aéreas.
Os peritos explicam que ainda vai demorar várias semanas para analisar as informações e dizem que o relatório final deverá estar pronto no Verão.
A agência acredita que a informação das caixas negras vai permitir apurar o que esteve por detrás do acidente. Sabe-se que as caixas negras que foram encontradas estão em bom estado, apesar de terem ficado quase dois anos a quatro mil metros de profundidade.
As caixas negras contém todos os registos do voo e, além delas, do fundo do mar foi também resgatada a caixa com a gravação sonora de tudo o que se passou no 'cockpit'.