O alerta vale para todo o território continental português e será ativado entre as 8:00 de terça-feira e as 20:00 de quarta-feira.
Corpo do artigo
A Proteção Civil lançou um alerta laranja para todo o país por causa da subida das temperaturas, que poderão atingir os 40 graus nos próximos dias em algumas regiões do país.
Este alerta vale para todo o território continental por causa do risco de incêndio e vai ser ativado entre as 8:00 de terça-feira e as 20:00 de quarta-feira.
Ouvido pela TSF, o adjunto de operações da Proteção Civil adiantou que esta alerta significa que haverá mais bombeiros disponíveis para responderem a qualquer eventualidade e que os meios estarão em maior prontidão.
«Um corpo de bombeiros que tenha cem operacionais tem de garantir 50 por cento do seu efetivo e isto é replicado pelos vários agentes e forças que compõem o dispositivo», explicou Miguel Cruz.
Este adjunto da Proteção Civil explicou que as altas temperaturas que se vão verificar não só são propícias à deflagração como também à propagação de incêndios florestais.
Miguel Cruz lembrou ainda que as temperaturas mínimas esperadas para o Interior Sul e Interior do país são bastante altas e que os valores de humidade estarão nos 20 por cento.