O alerta por causa da erupção do vulcão islandês Bardarbunga subiu para vermelho, o nível mais alto de perigo. Apesar disto, até agora não estão a ser produzidas nuvens de cinza.
Corpo do artigo
O alerta por causa da erupção do vulcão Bardarbunga, situado no norte do país, subiu para vermelho, o nível mais alto de perigo, indicaram os serviços de meteorologia islandeses.
De acordo com estes serviços, a erupção, que começou esta quinta-feira, consiste principalmente em lava basáltica, não existindo para já a criação de nuvens de cinza, consideradas perigosas para a aviação.
A erupção está localizada a cerca de 30 quilómetros a norte do vulcão Bardarbunga e iniciou-se por volta das 0:00 e consistem apenas em jatos de lava com cerca de 50 metros de altura.
A lava é oriunda de uma intrusão subterrânea de magma que ao longo dos últimos dez dias vinha abrindo caminho entre os vulcões Bardarbunga e Asha.
A fenda de lava abriu-se numa zona já fora do glaciar que cobre o Bardarbunga, o que reduz o risco de cheias destruidoras provocadas pelo derretimento do glaciar.
Apesar disto, as autoridades islandesas já fecharam o espaço aéreo para voos abaixo dos 5500 metros de altitude na parte nordeste e central do país.