50 alunos da Universidade Católica do Porto estão, esta semana, em missão na cidade de Macedo de Cavaleiros. Aproveitam a paragem letiva entre o primeiro e segundo semestres para fazer voluntariado em diversas instituições de solidariedade.
Em Macedo, estão distribuídos por sete locais e dão uma mãozinha no que for preciso. É a partir da BAL, Base de Apoio Logístico dos Bombeiros de Macedo, onde ficam instalados, que saem, todos os dias, para ajudar crianças, deficientes ou idosos.
Servem para tudo diz Margarida Pinheiro Torres: «Cada voluntário está ao serviço de cada instituição, está ao serviço dos funcionários, está ao serviço dos utentes e sempre para o que for necessário, fazemos tudo!».
Na Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros, os utentes gostam de lá ter gente nova, diz Mário Gradíssimo, «convém às pessoas conviver com gente nova porque ainda respiram um bocadinho de ar fresco, de novidade. Todos querem tirar fotografias comigo, são simpáticos».
Uma simpatia que já está a deixar saudades em Maria da Luz, outra utente: «São boas pessoas, falam com a gente, são simpáticos, muito simpáticos. O que haviam de estar era mais tempo». E o tempo que ali estão, diz Ricardo Doutel, animador Social da Misericórdia, «é bem empregue, ajudam a dar-lhe de comer, levantá-los, transportá-los, vêm ajudar as auxiliares também e participar nas atividades».
Este projeto de solidariedade começou há 12 anos na Universidade Nova de Lisboa. Sempre com uma vertente católica, a chamada "Missão País" já está presente em 32 faculdades portuguesas. Bernardo Mesquita é o coordenador do grupo da Universidade Católica do Porto em Macedo e acrescenta que a solidariedade não se fica só por esta semana, fora da Universidade.
«Continuamente, ao longo do ano, que os jovens na sua cidade, procurem também o apoio aos mais idosos, aos deficientes, aos doentes e também como bom ambiente na faculdade, tem-se notado isso também», diz. Este é o primeiro de três anos que o grupo estará na cidade de Macedo de Cavaleiros para solidariamente, durante uma semana, ajudar em tarefas de apoio social.