
DR/Amazon
A Amazon fez hoje o segundo anúncio estratégico na área da produção audiovisual no espaço de uma semana. Depois de uma série realizada por Woody Allen, chegou a vez de a empresa apostar no cinema.
Corpo do artigo
A Amazon, uma das maiores e mais conhecidas lojas de comércio eletrónico do mundo, propõe-se produzir até 12 filmes originais, por ano.
Nenhum projeto foi ainda anunciado, mas a Amazon garante que a produção é para arrancar este ano. Os chamados estúdios Amazon já produzem séries. A mais famosa de todas é «Transparent», recentemente premiada nos Globos de Ouro.
Na semana passada, a Amazon anunciou que contratou o realizador Woody Allen para criar a sua primeira série de televisão. O cineasta vai escrever e realizar todos os episódios da série agendada para 2016.
No entanto, há ainda mais novidades. A Amazon aposta em reduzir drasticamente o tempo que passa entre a estreia de um filme, nos cinemas, e a disponibilização através dos chamados sistemas de vídeo on demand. Os videoclubes na internet ou nos sistemas de televisão por cabo.
Atualmente, esse prazo varia entre as 39 e 52 semanas, cerca de nove meses a um ano. A Amazon propõe-se disponibilizar os filmes entre quatro a oito semanas depois da estreia nos cinemas.
O serviço Amazon Prime Video, tal como outros concorrentes, não está disponível em Portugal.