A Amnistia Internacional mostrou-se preocupada com os casos de violência doméstica, discriminação dos ciganos no acesso à habitação e maus tratos praticados por polícias em Portugal.
Corpo do artigo
A Amnistia Internacional assinalou a sua «grave preocupação» com as 15508 queixas, 23 mortes e 39 tentativas de homicídio relativas à violência doméstica registadas em Portugal até 11 de novembro de 2011.
No seu relatório relativo a 2011, esta organização disse ainda que «persistem» os maus tratos e torturas por parte das autoridades portuguesas «com pouca responsabilização dos autores».
Entre os exemplos de maus tratos assinalados, está o caso de um vídeo em que guardas prisionais utilizam uma arma de choques elétricos contra um detido na cadeia de Paços de Ferreira.
Este documento aludiu ainda a uma conclusão do Comité Europeu dos Direitos Sociais que disse que muitos ciganos em Portugal vivem em condições precárias, segregados do resto de população, sem que o Governo lhes tivesse proporcionado habitação adequada.