
Antartida
Direitos Reservados
Há mais de cem anos, o explorador Roald Amundsen partia rumo ao Polo Norte, contudo, após uma passagem pela Madeira este norueguês decidiu que afinal o seu destino seria o Polo Sul.
O explorador norueguês Roald Amundsen chegou há cem anos ao Polo Sul, colocando a 14 de Dezembro de 1911 uma bandeira do seu país no coração da gelada Antártida.
A viagem de Amundsen começou em Agosto de 1910 quando o veleiro Fram partiu da Noruega rumo ao Polo Norte com paragem na Madeira.
Uma vez nas ilhas portuguesas, o explorador decidiu rumar ao Polo Sul, quando soube que outros dois grupos já estavam a caminho do ponto mais a sul do planeta.
Amundsen disputou a chegada ao Polo Sul com o britânico Robert Falcon Scott, tendo montado acampamento-base na Baía das Baleias e saído desse local a 19 de Outubro de 1911.
Acompanhado de quatro homens, quatro trenós e mais de meia centena de cães, o explorador norueguês chegou ao Polo Sul cerca de dois meses depois.
Só que o resultado desta exploração só seria anunciado três meses depois em março de 1912, uma vez que nen huma das equipas de exploradores levou para o Polo Sul o equipamento de telégrafo sem fios.