Está em curso a resposta dos activistas online ao encerramento do site MegaUpload. A ordem partiu da justiça norte-americana e o FBI já fez algumas detenções.
Corpo do artigo
São pelo menos sete, os funcionários do site que já estão sob custódia do FBI, acusados de vários crimes, entre eles a violação de direitos de autor.
O departamento de Justiça americano sublinha mesmo que este é um dos maiores casos ligados ao copyright.
O MegaUpload era até agora um dos 70 sites mais visitados de todo o mundo, com mais de 50 milhões de visitantes diários. Oficialmente dedicava-se ao alojamento de ficheiros, mas tem sido famoso por ser um grande foco de pirataria online, com muita música e filmes ao dispor de qualquer internauta, sem obrigar sequer ao pagar direitos de autor.
A justiça americana apresenta até um valor: 390 milhões de euros é o prejuízo que o MegaUpload terá causado aos detentores de direitos de autor de filmes e e músicas, entre outros.
Na Internet não tardaram as reacções a este anúncio e o grupo online Anonymous tem-se dedicado a convocar ataques a uma série de sites conotados com as leis de anti-pirataria. No Twitter, os activistas dizem mesmo que está em curso o maior ataque online alguma vez registado.
A vingança passa por deitá-los por terra, pô-los offline mesmo que de forma temporária. E, aparentemente, tem sido bem sucedidos.
Entre os sites que este grupo afirma ter conseguido colocar offline estão, por exemplo, o do departamento de justiça norte-americano, o da editora Universal Music e também o do organismo que nos EUA tutela o combate à pirataria informática.