
Cerveja "Amphora"
TSF/Liliana Costa
Uma antiga escola primária do concelho da Póvoa de Lanhoso foi transformada em cervejeira artesanal. O projeto é de João Palmeira, um jovem autodidata que aprendeu sozinho a fazer cerveja em casa.
Corpo do artigo
Depois da aprovação dos amigos, deu a provar a criação ao Art Beer Fest, em Caminha, onde despertou a atenção de críticos cervejeiros internacionais.
No final do mês passado foi distinguido pelo site de especialidade Ratebeer como Melhor Cervejeira e Melhor Nova Cervejeira de Portugal.
Dentro de pouco tempo arranca a produção em fábrica, mas João Palmeira pretende continuar a trabalhar com lotes pequenos para preservar a qualidade. Vai começar com dois funcionários mas até ao final do ano deverá ser contratado mais um.
A instalação da "Amphora", designação da cervejeira, na antiga escola primária de Águas Santas resulta de um protocolo com a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, que cede o espaço a título gratuito. Em contrapartida, a autarquia só coloca uma exigência, que os funcionários a contratar sejam do concelho.
.