Este padre jesuíta português considera que o nome de Francisco I pode ser uma referência a S. Francisco de Assis, mas pode também muito bem ser a S. Francisco Xavier.
Corpo do artigo
O jesuíta António Vaz Pinto não dá grande relevo ao facto de Francisco I ser originário da Companhia de Jesus, tendo destacado sim o facto de o novo papa ser não europeu.
Ouvido pela TSF, este padre mostrou ainda alguma surpresa por Jorge Mario Bergoglio ter escolhido o nome de Francisco, o que «está a levar as pessoas a interpretar que seja uma referência a S. Francisco de Assis».
António Vaz Pinto admite que esta seja uma possibilidade, contudo, lembra que o facto de o papa argentino ser jesuíta leva a que a referência a Francisco possa também ter a ver com S. Francisco Xavier.
Este padre sublinhou ainda que Francisco I é o primeiro jesuíta a ter este cargo e a idade de 76 anos do novo papa, tendo considerado que Bergoglio vai estar «doutrinalmente na continuidade de todos os papas que estão para trás».
«Agora, suponho que vai estar mais atento ao mundo, mais atento às necessidades e à justiça, com um relacionamento humano mais fácil», acrescentou.