
Presépio
Global Imagens
O arcebispo de Barcelona, cardeal Lluís Martínez Sistach, defendeu hoje que «há que pôr a vaca e o burro» no presépio, apesar de o papa Bento XVI ter escrito que estes dois animais são uma invenção.
Corpo do artigo
No seu mais recente livro, "A infância de Jesus", Bento XVI recordou que nos Evangelhos «não se fala de animais no lugar onde Jesus nasceu», reparo que tem dado azo a todo o tipo de interpretações e reações. E mesmo à retirada dos animais nalguns presépios, por ordem de padres mais papistas do que o papa.
Segundo Bento XVI, a ideia de incluir animais junto ao menino Jesus terá sido dos hebreus, no século VII.
Opinião diferente tem o cardeal Lluís Martínez Sistach que hoje deixou claro que «há que pôr a vaca e o burro» no presépio e que «o papa apenas disse que [estes animais] não constam nos evangelhos».
Mas «isso não quer dizer que não se tenham de pôr nos presépios», sublinhou o cardeal catalão, acrescentando já ter colocado a vaca e o burro no presépio do seu arcebispado, bem como «a neve», que «tão pouco aparece nos evangelhos».
Defendendo «a harmonia» das tradições, o arcebispo de Barcelona lembrou igualmente que o presépio em tamanho natural que foi colocado na Praça de São Pedro, no Vaticano, tem a vaca e o burro.