A equipa médica que está a acompanhar Oscar Niemeyer, de 104 anos, disse hoje que o arquiteto brasileiro «recupera bem», embora seu estado ainda inspire cuidados.
Corpo do artigo
«Um paciente na idade do Dr. Oscar sempre inspira cuidados. É uma saúde frágil, própria da idade, mas do evento clínico atual está se recuperando bem», afirmou o médico Fernando Gjorup, em conferência de imprensa.
A conferência foi convocada após surgirem rumores de que o estado de saúde do arquiteto se teria debilitado.
Oscar Niemeyer esteve internado por duas semanas em outubro e recebeu alta no dia 27, mas voltou ao Hospital Samaritano, em Botafogo, no dia 2 de novembro.
«Em outubro, ele esteve internado com um quadro de desidratação, que na idade dele é comum. Desta vez ele voltou para fazermos uma bateria de exames e também estava com um pouco de desidratação e com a função renal prejudicada, mas neste momento está em franca melhora», completou o médico.
Niemeyer, que vai completar 105 anos em dezembro deste ano, ficou conhecido internacionalmente por projetos que se tornaram ícones da arquitetura mundial moderna como a sede do Partido Comunista Francês e a Praça dos Três Poderes de Brasília, onde funcionam os órgãos executivo, o legislativo e judiciário brasileiros.