"Portugal na Forca" é o nome dado a um trabalho de artes visuais realizado por um estudante algarvio e pelo qual vai agora responder em tribunal na próxima segunda-feira. O trabalho de final de curso esteve exposto, durante dois dias, num terreno baldio às portas de Faro. Valeu ao artista 17 valores e também a acusação de crime de ultraje à bandeira nacional.
Corpo do artigo
Élsio Menau terminou a licenciatura em Artes Visuais na Universidade do Algarve com o trabalho "Portugal na Forca".
« É um trabalho que procurava mostrar a indignação pelo estado em que está o país», salienta o jovem artista.
A obra de arte, uma forca feita em madeira com a bandeira portuguesa pendurada, foi colocada em julho do ano passado num terreno baldio às portas de Faro com o consentimento do proprietário.
Dois dias elementos da GNR vieram retirar a bandeira.
O trabalho acabou por ser incluído num vídeo do grupo de 'hip-hop' "Tira Nódoas" que deu o mesmo título à música "Portugal na Forca".
[youtube:KYaSk6nxUAI]
[youtube:Ls-LhzJkJO0]
Élsio Menau refere que só foi chamado a depor na Polícia Judiciária quando o vídeo começou a circular, e após as celebrações do 5 de Outubro, quando a Bandeira Nacional foi hasteada pelo Presidente da República colocada ao contrário.
O artista é acusado de crime de injúria aos símbolos nacionais e vai ser julgado na próxima segunda feira.
Élsio Menau garante que nunca teve intenção de ridicularizar a bandeira nacional, mas o seu trabalho de fim de curso acabou por se tornar um caso de polícia e tribunais.