Há um filme português entre os candidatos ao Leão de Ouro, o prémio do Festival de Cinema de Veneza. "As Linhas de Wellington" é uma obra histórica que lembra a terceira invasão francesa em Portugal, no inicio do século XIX e conta com Nuno Lopes, John Malkovich e Soraia Chaves nos principais papéis.
Corpo do artigo
Nasceu a partir de uma ideia do chileno Raul Ruiz, que morreu antes de terminar o projeto, e foi realizado pela mulher, a cineasta Valeria Sarmiento.
A produção é de Paulo Branco que, à agência Lusa, disse que para além dos portugueses, o filme conta com um elenco internacional que «que acreditou no projeto e que não o abandonou» mesmo depois da morte de Ruiz.
Sobre a presença no Festival de Veneza o produtor Paulo Branco mostrou-se satisfeito e afirmou que «as presenças em grandes festivais internacionais são raras».
Filmado em grande parte em Torres Vedras, custou 4,5 milhões de euros, dos quais 1,5 milhões resultaram de financiamento português.
Entre os atores estrangeiros estão nomes como o de John Malkovich, Marisa Paredes, Catherine Deneuve, Michel Piccoli e Mathieu Amalric.
Com eles estão os portugueses Nuno Lopes, Carlotto Cota, Albano Jerónimo, Soraia Chaves e Maria João Bastos, bem como cerca de cinco mil figurantes.
Na corrida ao Leão de Ouro a concorrência é forte. Estão 18 filmes a concurso, entre eles "To the Wonder", com Ben Affleck e Rachel Weisz, e também "Passion", de Brian de Palma.
A película "As Linhas de Wellington" apenas estreia em Portugal a 4 de Outubro. O anúncio dos vencedores do Festival de Veneza está marcado para 8 de Setembro.