
"As Mil e Uma Noites"
Direitos Reservados
O mais antigo festival de curtas-metragens realizado em Portugal vai servir para a ante-estreia nacional do novo filme de Miguel Gomes. O produtor Luís Urbano lembra que Vila do Conde tem sido um bom barómetro para perceber a reação do público.
Corpo do artigo
O filme "As Mil e Uma Noites" tem ante-estreia em Portugal marcada para o Festival de Curtas de Vila do Conde, no dia 4 de julho.
O produtor Luís Urbano explica que há uma razão afetiva e outra mais racional, lembrando que Vila do Conde tem sido um bom barómetro para perceber a reação do público. Mas, adianta, não deixa de ser irónico marcar a ante-estreia nacional de um projeto que tem no total mais de seis horas num festival de curtas-metragens.
Depois do sucesso no festival de Cannes, o primeiro dos três volumes de "As Mil e Uma Noites: O Inquieto" tem a estreia em circuito comercial marcada para o final do próximo mês em França.
Luís Urbano, da produtora O Som e a Fúria, revela que às salas portuguesas o filme só deverá chegar no final de agosto. A data indicativa é 27 de agosto, com o calendário já a apontar para as eleições legislativas.
Além de Portugal e França, o filme vai ser distribuído na Suíça, Alemanha, Reino Unido, Suécia, Hungria e Grécia. Vai também passar nos cinemas do Brasil, Argentina, Estados Unidos, Canadá e estão ainda a ser negociados outros mercados.