A partir desta madrugada e até 29 de agosto, quem não puder viajar até à Gronelândia para assistir a este fenómeno de luz e cor, pode ver em direto a partir de um computador.
Corpo do artigo
Esta é a quarta vez que o projeto Gloria - GLObal Robotic-telescopes Intelligent Array, uma rede mundial de telescópios à qual se pode aceder gratuitamente através da Internet, transmite fenómenos de astronomia.
A transmissão vai estar disponível no site do Gloria e em sky-live.tv a partir das 2:00 da madrugada de sábado para domingo, na Gronelândia serão 22:00.
O projeto Gloria já transmitiu no ano passado as auroras boreais e teve 15 mil espetadores online. O Trânsito de Vénus, quando o planeta passa à frente do Sol, e um eclipse total do sol, foram outras transmissões de sucesso.
Quanto mais a Norte ou a Sul estivermos, melhor se observa uma aurora. A Norte, para além da Gronelândia, são bons locais a Noruega, a Finlândia e o Alasca. A que ocorre no pólo Norte tem o nome de aurora boreal, a do pólo Sul é conhecida como aurora austral.