
Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde
dr
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, garantiu ao presidente da Câmara de Vila do Conde que vai dar instruções para que a situação de degradação do Mosteiro de Santa Clara seja resolvida.
Corpo do artigo
O autarca Mário Almeida espera que seja desta que o monumento nacional se transforme na prometida pousada do Enatur.
No ano 2000 foi assinado um protocolo nesse sentido mas, entretanto, o edifício ficou ao abandono e está muito degradado. Mário de Almeida diz que, neste momento, trata-se já de uma questão de segurança pública.
«[Trata-se de] um edifício que tem a cobertura em mau estado, a caixilharia a desfazer-se, que portanto está sujeito à intempérie e a todas as consequências que dai advêm. Receamos porque já aqui há algum tempo, algumas pedras da fachada caíram e há casas situadas logo abaixo no nível do mosteiro», descreveu.
Esta quarta-feira, o autarca de Vila do Conde reuniu com o ministro Miguel Relvas que prometeu entregar o assunto à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento (CCD) da Região Norte. Sendo que, o ministro e o autarca concordaram que a questão merece ser tratada o quanto antes.
«Se efectivamente um dia houver ali um incêndio que destrua um momento nacional como é aquele, obviamente tem que haver culpados», alertou.
«O doutor Miguel Relvas mostrou-se sensível e acordou comigo que logo que a nova presidência da CCD da Região Norte tome posse lhes irá dar responsabilidades para equacionar uma solução, procurando envolver dinheiro comunitários estatais, no sentido de se avançar com aquilo que foi protocolizado no ano 2000», revelou Mário Almeida.