Os comerciantes locais dizem que receberam uma carta da câmara de Lisboa que revela que não foram pedidas as autorizações para esta mudança, o que implica que as obras para transformar o espaço em loja chinesa terão de ser suspensas.
A câmara de Lisboa notificou, esta terça-feira, os proprietários do Cinema Londres para lembrar-lhes que qualquer mudança de ramo do espaço terá de ter autorização da autarquia e da Secretaria de Estado da Cultura.
Ouvido pela TSF, um elemento do Movimento de Comerciantes da Praça de Londres e da Av. de Roma explicou que a autarquia confirmou que o «imóvel está na carta de património da câmara como o uso sendo para cinema».
Segundo Carlos Moura Carvalho, a carta enviada pelo vereador Manuel Salgado e que revela que não foram pedidas as autorizações implica que as obras para transformar o espaço em loja chinesa terão de ser suspensas.
«Estamos muito satisfeitos. Foi uma primeira vitória. Agora importa pensar o que vai ser aquele espaço e que modelo de projeto e de negócio se vai equacionar para juntamente com cinema ter um espaço a que as pessoas vão e que tenha procura, que era o que não acontecia anteriormente», acrescentou.
Contactada pela TSF, a secretaria de Estado da Cultura esclarece que os proprietários do antigo Cinema Londres não fizeram qualquer pedido para a alteração da atividade, tendo o gabinete de Jorge Barreto Xavier informado que qualquer mudança apenas pode ser feita com a autorização do Governo.