As autoridades da Protecção Civil portuguesas estão em contacto com as espanholas e prontas a prestar assistência, na sequência do sismo que atingiu a cidade de Lorca, disse esta manhã em Bruxelas o ministro da Administração Interna, Rui Pereira.
Corpo do artigo
À entrada para uma reunião de ministros da Justiça e Administração Interna, Rui Pereira indicou que contactou na véspera o seu homólogo espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba, para lhe manifestar a «disponibilidade de Portugal para ajudar naquilo que for necessário», cabendo agora às autoridades espanholas decidir se esse apoio é útil ou necessário.
«O senhor Rubalcaba registou e agradeceu essa nossa disponibilidade e as autoridades da Protecção Civil portuguesa estão a contacto com as espanholas. Portanto, se for necessário ou útil algum auxílio, será prestado», declarou.
O ministro da Administração Interna acrescentou que a disponibilidade manifestada por Portugal para ajudar Espanha é não só uma «expressão de amizade», mas também «um dever de reciprocidade».
«A Espanha também tem manifestado sempre a sua inteira disponibilidade para nos ajudar em matérias de Protecção Civil, designadamente no combate aos fogos florestais», indicou.
O sismo de magnitude 5,2 na escola de Richter que abalou a localidade espanhola de Lorca, na região de Múrcia, causou oito vítimas mortais, dezenas de feridos, e estima-se que entre 20 a 30 mil pessoas tenham ficado desalojadas.