O Instituto de Meteorologia colocou, este sábado, as ilhas açorianas de Santa Maria e de São Miguel sob aviso vermelho, o mais grave da escala, devido à previsão de aguaceiros.
Corpo do artigo
O aviso vermelho para as ilhas do Grupo Oriental do arquipélago dos Açores é válido entre as 19:00 deste sábado e as 05:00 de domingo locais (menos uma hora relativamente a Lisboa).
O aviso vermelho diz respeito a uma «situação meteorológica de risco extremo», segundo o Instituto de Meteorologia.
No mesmo período, e também devido à previsão de chuva, as ilhas do Grupo Central (Faial, Graciosa, Pico, São Jorge e Terceira) estão sob aviso laranja, o segundo da escala de quatro.
As ilhas dos grupos Oriental e Central estão também sob aviso amarelo devido à previsão de trovoada.
O mau tempo nos Açores está a ser provocado por uma depressão centrada a sul do arquipélago que favorece a formação de nuvens com desenvolvimento vertical e a ocorrência de aguaceiros pontualmente fortes.
Na sexta-feira, as chuvas intensas provocaram inundações na ilha Terceira e o desabamento de terras em São Jorge e São Miguel, que levaram à obstrução de algumas estradas.
No caso de São Jorge, ficaram obstruídas as estradas para as fajãs dos Vimes e dos Cubres, cujos moradores passaram a noite sem acesso por terra às outras zonas da ilha.