Os baleeiros japoneses garantiram hoje que vão continuar a campanha de pesca no Antártico, depois de os ecologistas da Sea Shepherd terem alegado que a mesma foi suspensa.
Corpo do artigo
«Mantemos o nosso programa de caça à baleia», disse um responsável da Agência de Pescas japonesa, citado pela agência noticiosa AFP, desmentindo a suspensão da campanha depois da colisão entre um baleeiro nipónico e os navios da associação de defesa do ambiente Sea Shepherd.
O fundador da Sea Shepherd, Paul Watson, afirmou que a frota baleeira nipónica suspendeu a sua campanha de pesca depois do incidente de quarta-feira, que impediu o reabastecimento do navio-fábrica japonês.
«Penso que é o fim» das operações baleeiras esta época, disse Watson em declarações à agência Australian Press por telefone a partir do navio da Sea Shepherd "Steve Irwin".
A frota baleeira japonesa é seguida por quatro embarcações da organização no Antártico que pretendem perturbar a campanha anual nipónica de caça à baleia.
Na quarta-feira, o navio japonês e dois da Sea Shepherd colidiram quando o baleeiro nipónico procurava reabastecer-se junto de um petroleiro sul-coreano.
O Japão alega que o incidente foi causado pelos navios da Sea Shepherd, mas a organização atribuiu a responsabilidade ao navio japonês.
Um tribunal norte-americano proibiu recentemente a Sea Shepherd, sedeada nos Estados Unidos, de se aproximar a menos de 500 metros dos baleeiros japoneses.