Na abertura da Cimeira do Clima, que começou esta terça-feira em Nova Iorque, Ban Ki-moon sublinhou ainda que as alterações climáticas ameaçam a paz, a prosperidade e as oportunidades.
Corpo do artigo
O secretário-geral da ONU disse ser preciso dar um novo caminho ao mundo e garantiu estar determinado em arrancar promessas concretas de ação aos líderes mundiais presentes na Cimeira do Clima, que começou esta terça-feira em Nova Iorque.
No discurso de abertura desta cimeira, Ban Ki-moon sublinhou ainda que as alterações climáticas ameaçam a paz, a prosperidade e as oportunidades, sendo que é, por esta razão, que é preciso pôr o mundo no caminho certo.
«Precisamos de uma visão clara. Os custos humanos, económicos e ambientais das mudanças climáticas estão a tornar-se insuportáveis. Nunca enfrentámos um desafio destes, mas também nunca tivemos uma tão grande oportunidade», frisou.
Ban Ki-moon pediu ainda aos líderes mundiais para que se «comprometam a alcançar um acordo sobre o clima» para a conferência das Mudanças Climáticas da ONU que se realiza em Paris em 2015.
O secretário-geral da ONU pediu também aos governos para fazerem o que lhes compete e limitem a subida de temperatura a menos de dois graus Celsius, o que exige trabalho em conjunto para que se seja possível angariar dinheiro para este objetivo.