Na véspera de mais uma tradicional campanha de recolha de alimentos, Isabel Jonet adiantou que o Banco Alimentar Contra a Fome apoia diariamente 2.373 instituições de solidariedade social.
Corpo do artigo
Este fim-de-semana, o Banco Alimentar Contra a Fome (BACF) realiza mais uma ação de recolha de alimentos, à porta dos supermercados.
Sobre as expectativas em relação à campanha, a presidente do BACF, Isabel Jonet, afirmou que, «inevitavelmente, a situação de abrandamento económico pode refletir-se na quantidade que é doada por cada pessoa», mas disse estar convicta de que haverá mais pessoas a doar.
«Os portugueses são muito solidários quando confiam, e os portugueses sabem que a pobreza está cada vez mais perto de si», frisou.
«Quando fazemos estas campanhas nunca temos como objetivo bater recordes. O que queremos é mobilizar mais pessoas para que deem o máximo que podem, para ajudar quem mais precisa», disse Isabel Jonet, sublinhando que «nas campanhas do Banco Alimentar não é preciso cada um dar muito, é preciso serem muitos a dar».
Em 2011, foram recolhidos cerca de 30.251 toneladas de alimentos (com o valor estimado de 42,3 milhões de euros), num movimento médio de 121 toneladas por dia útil.
A par da campanha de recolha de alimentos em supermercados, o Banco Alimentar disponibiliza até 9 de dezembro, a possibilidade de doar alimentos online em www.alimentestaideia.net, ou através de vales de alimentos disponíveis nas lojas.