Bento XVI convidou os jovens peregrinos de todo o mundo reunidos em Madrid a que levem o seu testemunho de fé, com um «novo impulso», aos ambientes mais diversos.
Corpo do artigo
Um 'envio', na eucaristia final da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), presidida por Bento XVI no aeródromo de Cuatro Ventos, em Madrid, onde estão, estima-se, 1,5 milhões de jovens.
«Com a celebração da Eucaristia, chegamos ao momento culminante desta JMJ. Ao ver-vos aqui, vindos em grande número de todas as partes, o meu coração enche-se de alegria, pensando no afecto especial com que Jesus vos olha», disse aos peregrinos presentes.
Mostrando-se convicto que «muitos se sentem atraídos pela figura de Cristo», Bento XVI afirmou que há duas formas de conhecer Jesus, «um conhecimento externo» e a «fé que vai mais além de simples dados empíricos ou históricos».
Pelo macro cenário de quase 200 metros de largura, voltaram-se a ouvir as vozes de vários dos jovens, inclusive a de um brasileiro a quem coube a primeira leitura da eucaristia.
Bento XVI anunciará hoje, formalmente, que caberá ao Rio de Janeiro acolher a próxima edição da JMJ, pelo que entregará a jovens brasileiros a cruz de madeira que representa este evento.