O Papa vai reunir todos os cardeais a 19 de Novembro para uma jornada de reflexão sobre a resposta da Igreja aos casos de abusos sexuais de menores por membros do clero, anunciou o Vaticano esta segunda-feira.
Corpo do artigo
«O Papa convidou os membros do colégio cardinalício e os novos cardeais para uma jornada de reflexão e de oração na sexta-feira 19 de Novembro», anunciou o Vaticano, em comunicado.
O texto divulgado precisa que um os temas da reunião será «a resposta da Igreja aos casos de abusos sexuais», apresentado pelo cardeal William Levada, prefeito da congregação para a Doutrina da Fé.
Desde a publicação, há um ano, de um relatório sobre centenas de casos de abusos sexuais de menores cometidos por membros da Igreja Católica na região de Dublin (Irlanda), encobertos pela hierarquia, Bento XVI enfrenta a mais grave crise dos últimos anos na Igreja, amplificada por escândalos semelhantes noutros países europeus e nos Estados Unidos.
O cardeal Levada lançará igualmente o debate sobre o texto de Novembro de 2009 que permite aos anglicanos descontentes com a evolução da sua Igreja, nomeadamente a ordenação de mulheres e a bênção de casamentos homossexuais, que passem para o catolicismo em estruturas específicas.