Bento XVI reuniu-se, este sábado, com Mariano Rajoy, o líder do Partido Popular (PP) espanhol, com quem analisou, entre outros temas, a difícil situação económica que se vive actualmente.
Corpo do artigo
urante o encontro - que decorreu na sacristia da Catedral de la Almudena depois de Bento XVI celebrar uma missa com 5.000 seminaristas - Rajoy explicou ter dado conta da crise «muito forte» que se vive em Espanha.
Aos jornalistas, Mariano Rajoy disse ter-se comprometido com o pontífice a «trabalhar para uma sociedade com valores, com fundamentos, com justiça» e para que os cidadãos «possam ter horizontes e certezas».
«O Santo Padre falou-me de coisas das que fala muita gente em Espanha. Falou-me de princípios, de valores, da necessidade de uma sociedade com bons fundamentos, que distinga o justo e o injusto», disse.
Bento XVI, por seu lado, falou-lhe «dos jovens, talvez o problema mais importante que Espanha tem no momento actual».
Declarando-se «profundamente honrado, muito contente e emocionado» com o encontro, Rajoy referiu-se à visita de Bento XVI onde o papa pode dar conta «do carinho de muitos e da presença massiva de jovens».
É o terceiro encontro que Mariano Rajoy mantém com o pontífice, depois da reunião em Valência em 2006 e em Santiago de Compostela, no ano passado.