
Berlinale 2013
Reuters/Fabrizio Bensch
Começa esta quinta-feira a 63ª edição do Festival de Cinema de Berlim. Este ano, Portugal marca presença com cinco realizadores, quatro filmes, em três secções. Há ainda uma produção internacional filmada em Lisboa.
Corpo do artigo
O destaque vai para João Viana que apresenta «Tabatô» na competição oficial de curtas-metragens que, no ano passado, distinguiu «Rafa», de João Salaviza, e «A batalha de Tabatô» na secção paralela "Fórum" (não competitiva).
Também na secção "Fórum" será exibido o documentário «Terra de ninguém», de Salomé Lamas, que venceu quatro prémios no ano passado, no festival DocLisboa, e a curta «Cuba» de Filipa César.
O Festival de Berlim selecionou ainda, para a secção "Generation", «Um fim do mundo», de Pedro Pinho. A Berlinale vai exibir também a produção internacional «Comboio noturno para Lisboa», de Bille August, rodada em Portugal.
A sessão de abertura da Berlinale fica a cargo de Wong Kar-Wai, com «The Grandmaster». O realizador é também o presidente do júri que terá de escolher entre 19 filmes quem vence o Urso de Ouro.
A 63ª edição da Berlinale vai exibir mais de 400 filmes no total, em competição ou não, incluindo o novo filme do realizador iraniano Jafar Panahi, «Pardé», «Before Midnight», o terceiro filme de Richard Linklater com Ethan Hawke e Julie Delpy, ou «Dark Blood», de George Sluizer, de 1993, só agora completado, e que inclui a última participação do ator River Phoenix, falecido naquele ano.
O Festival de Berlim decorre entre 7 e 17 de fevereiro.
Lista dos filmes em competição pelo Urso de Ouro:
«Camille Claudel 1915», de Bruno Dumont
«A Long and Happy Life», de Boris Khlebnikov
«Elle s'en va», de Emmanuelle Bercot
«An episode in the life of an Iron Picker», de Danis Tanovic
«Gloria», de Sebastian Lelio
«Gold», de Thomas Arslan
«La Religieuse», de Guillaume Nicloux
«Layla Fourie», de Pia Marais
«The necessary death of Charlie Countryman», de Fredrik Bond
«Nobody's Daughter Haewon», de Hong Sangsoo
«Paradies: Hoffnung», de Ulrich Seidl
«Pardé», de Jafar Panahi
«Child's Pose», de Calin Peter Netzer
«Prince Avalanche», David Gordon Green
«Promised Land», Gus Van Sant
«Side Effects», de Steven Soderbergh
«Harmony Lessons», de Emir Baigazin
«Vic+Flo ont vu un ours», de Denis Cote
«In the Name of», de Malgoska Szumowska