
Biblioteca de Mangualde
TSF/Amadeu Araújo
É do conhecimento comum que as crianças desenvolvem-se melhor e têm melhores resultados na escola quando contactam com livros diariamente. A capacidade de ler desenvolve-se desde o primeiro ano de vida e deve ser treinada regularmente com a ajuda da família. É isso que faz a Biblioteca de Mangualde.
Corpo do artigo
É um local onde "os livros andam sobre rodas para irem às aldeias mais distantes, há noites dormidas na biblioteca e tudo o que seja necessário para que as crianças saibam que se pode ler por prazer".
A frase é da bibliotecária Maria João Fonseca que acrescenta que "há cada vez mais livros a saltar das estantes e escaparates para as mãos da pequenada".
É o caso da Carolina que aos 11 anos sabe muito bem que gosta de ler: "muita coisa. Livros gigantescos, da coleção do reino da fantasia e de aventuras. Leio muita coisa que já nem sei".
A Biblioteca de Mangualde tem em curso um programa para envolver as crianças no gosto pela leitura. Os mais novos são convidados para dormir na biblioteca, com os pais e professores, há uma carrinha que leva os livros às escolas das aldeias mais distantes e contadores de histórias porque, afinal, ler é saber mais.