O preço de entrada no novo Museu Nacional dos Coches, em Belém, que abre as portas ao público a 23 de maio, vai ser de seis euros. Quando estiver terminado o projeto museográfico do edifício, os bilhetes passam a custar oito euros.
Corpo do artigo
De acordo com um comunicado divulgado pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC), o preço dos bilhetes do novo edifício "será de seis euros, idêntico ao preço praticado até aqui no edifício do Museu Nacional dos Coches no antigo Picadeiro Real", que vai continuar aberto ao público.
No Picadeiro Real, as entradas no museu vão custar quatro euros, menos dois que o praticado atualmente, indica a nota.
O preço de seis euros no novo edifício "manter-se-á em vigor até à conclusão e implementação do novo projeto museográfico, altura em que o preço se fixará nos oito euros". Ainda não há uma data definida para o fim do projeto.
Quanto ao bilhete conjunto para os dois museus, até à implementação do novo projeto museográfico será de oito euros e com a conclusão passará a dez euros.
Os bilhetes vão continuar grátis nos dois museus para crianças até aos 12 anos (inclusive), desempregados residentes na União Europeia (UE), professores e alunos de qualquer grau de ensino, quando em visita de estudo e mediante marcação prévia, visitantes com mobilidade reduzida e um acompanhante, jornalistas, investigadores e conservadores em exercício das suas funções, entre outras.
Os descontos de 50% também se vão manter nos dois museus para visitantes com idade igual ou superior a 65 anos, com cartão jovem ou cartão de estudante, e famílias numerosas (dois adultos + filhos). Manter-se-á, ainda, com 50% de desconto o Bilhete Família, a partir de quatro elementos com ascendência ou descendência em linha reta.
Esta semana, nos dias 23 e 24 de maio, devido à inauguração, as entradas serão gratuitas e estão planeadas, para a Praça e Auditório do novo Museu, várias atividades para famílias.