Bom, eficaz e barato: o novo canhão-laser da marinha americana (vídeo)
A marinha dos EUA ficou espantada com o desempenho de um canhão-laser que durante os últimos três meses esteve em testes no Golfo Pérsico. Para além de uma arma eficaz e barata contra pequenos alvos, revelou-se uma ferramenta de vigilância altamente eficaz.
Corpo do artigo
De acordo com altos responsáveis da marinha norte-americana, o dispositivo pode vir a ser uma arma crucial em futuras batalhas marítimas. Com um único "tiro", o laser pode abater um drone ou destruir o motor de uma pequena embarcação.
Não foi por acaso que os testes do novo sistema se realizaram no Golfo Pérsico. A primeira razão tem a ver com as condições atmosféricas da zona: o calor, a humidade e o pó que anda no ar são muito elevados, e sob esse ponto de vista, enfrentando essas condições, aquele era o sítio ideal para testar a eficácia da arma.
Por outro lado, e como se disse antes, o canhão-laser mostrou-se muito certeiro em neutralizar pequenas embarcações. Ora, a marinha do Irão tem como tática habitual fazer ataques coordenados com grupos desse tipo barcos.
[youtube:REHt44BuASk]
Mas há ainda outro fator que deixou a marinha dos EUA muito satisfeita: a relação custo/qualidade. Enquanto que um míssil terra- ar custa 320 mil euros, um disparo do laser fica por...45 cêntimos. Sendo certo que, como dizem os especialistas ouvidos pelo Wall Street Journal, o novo engenho ainda não serve para dar resposta a alvos mais sérios e ameaçadores, as perspetivas para futuro são, também levando em conta poupança, muito animadoras. O desenvolvimento do sistema custou até agora 32 milhões de euros.
Por último, o laser testado a partir do navio USS Ponce revelou-se também um ótimo instrumento de vigilância à distancia. A marinha norte-americana não revela até onde chega essa capacidade do aparelho, mas sempre vai dizendo que ele é «uma espécie de telescópio Hubble no mar».