O gigante petrolífero britânico espera conseguir recolher 20 mil barris diários do Golfo do México, tendo conseguido retirar do local 7541 barris nas primeiras 12 horas de segunda-feira.
Corpo do artigo
A BP espera poder duplicar o volume de petróleo até agora captado do poço do Golfo do México, numa tentativa para minorar a maré negra que está a afectar a região e que provocou uma catástrofe ambiental de grandes proporções.
Segundo o líder da Guarda Costeira norte-americana, o gigante petrolífero britânico espera conseguir recolher cerca de 20 mil barris, ou seja, o equivalente a 3,18 milhões de litros, por dia, para tentar contar a pior maré negra na história dos EUA.
De acordo com Thad Allen, a BP conseguiu recolher 7541 barris nas primeiras 12 horas de segunda-feira, o que poderá fazer com que a petrolífera chegue aos 15 mil barris no total do dia, mais 35 por cento do que o volume recolhido no domingo.
Entretanto, o presidente norte-americano mostrou-se confiante de que este derrame irá ser contido, muito embora tenha admitido que poderá demorar «algum tempo» e que vá acarretar «muito esforço».
Barack Obama disse ainda que está a falar com peritos, porque estes «potencialmente saberão melhor a melhor resposta para que eu saiba quem vai ficar com as culpas».