O Brasil multou a McDonald's em 1,3 milhões de euros por seduzir crianças para os menus de comida rápida através da oferta de brinquedos.
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Chamam-lhe Mac Lanche Feliz, numa tradução literal do original americano, mas nesta história, o responsável financeiro da McDonald's brasileira não terá ficado nada satisfeito.
Uma multa de 1,3 milhões de euros foi aplicada pela autoridade do consumidor de São Paulo por causa de uma campanha da multinacional americana.
Na prática, a McDonald's foi multada por associar uma campanha de atribuição de uma percentagem das vendas dos brinquedos dos menus Happy Meal para ajudas alimentares às crianças carenciadas.
Por cada refeição feliz comprada com brinquedo, uma percentagem iria ajudar outras crianças.
No Brasil, há dois anos que os brinquedos deixaram de integrar automaticamente a refeição feliz, ou seja, o brinquedo, é pago à parte.
A McDonald's não concorda com a multa, porque o brinquedo pode ser comprado à parte e é a compra do brinquedo que é alvo da campanha.
A multa começou com uma denúncia de uma organização não governamental há cerca de uma ano.