O presidente do Parlamento cabo-verdiano disse que Cabo Verde «está de luto» devido à morte de Bana, que disse ter sido um «autêntico embaixador» do país.
Corpo do artigo
«Cabo Verde está de luto. Morreu Adriano Gonçalves, popularmente conhecido por Bana, o mais reputado intérprete da Morna», escreveu Basílio Mosso Ramos num comunicado enviado à agência Lusa, em que lembra que o "Rei da Morna" conseguiu levar a música de Cabo Verde «aos quatro cantos do mundo».
«Foi um autêntico embaixador de Cabo Verde que, além de dar a conhecer o nosso país ao mundo, contribuiu de forma significativa para o reforço do sentimento de pertença dos cabo-verdianos à sua Nação», acrescentou.
Basílio Ramos lembrou os «inúmeros grandes palcos internacionais» que pisou ou os espaços musicais que criou e animou no estrangeiro, sobretudo em Portugal, em que promoveu a música cabo-verdiana.
«Pensa-se, por exemplo, no papel que desempenhou junto da diáspora, ajudando-a a matar a saudade e a manter-se ligada à Terra-mãe. Apesar da fama de artista, Bana foi sempre um homem simples e do povo», destacou.