Um grupo de cachalotes, uma espécie de baleia que não costuma socializar com outras espécies, adotou um golfinho portador de uma deficiência na coluna vertebral. O caso foi agora divulgado pela National Geographic e está a despertar curiosidade.
Corpo do artigo
A observação aconteceu em 2011 mas apenas agora foi divulgada pelos investigadores. Alexander Wilson e Jens Krause, do Instituto de Ecologia de Leibniz, na Alemanha, descobriram, perto da ilha do Pico, nos Açores, um grupo de cachalotes que tinha adotado um golfinho-nariz-de-garrafa adulto portador de uma deficiência nas costas.
Os ambientalistas observaram o grupo durante uma semana, durante a qual o golfinho esteve sempre com os cachalotes, brincando com eles e com as crias. «Parecia que tinham realmente aceitado o golfinho e estavam a ser muito sociáveis, disseram os cientistas à revista Science Now.
[youtube:I_FyPYLCl_c]
Os investigadores sublinham que esta aproximação às baleias é bastante rara e estão intrigados, uma vez que os golfinhos são vistos, muitas vezes, a perseguirem e ameaçarem os cachalotes e as crias.
Os investigadores Alexander Wilson e Jens Krause avançam duas hipóteses: as baleias não encaram este golfinho como uma ameaça devido à sua deficiência e aceitaram recebê-lo como se fosse uma das suas crias; ou as baleias aceitaram o golfinho para este servir de distração caso encontrassem predadores, como as orcas.