
Cacilheiro de Joana Vasconcelos
TSF - Ana Catarina Santos
O cacilheiro transformado por Joana Vasconcelos partiu, esta manhã, a caminho de Veneza. O barco vai representar Portugal na Bienal de Arte de Veneza.
O cacilheiro "Trafaria Praia", transformado em obra de arte pela artista Joana Vasconcelos, já partiu de Lisboa, com destino a Veneza, para representar Portugal na Bienal de Arte deste ano.
A embarcação está a ser rebocada por um navio especial que a levará para o seu destino final, os Giardini, zona nobre da exposição internacional de arte de Veneza.
A chegada a Veneza do "Trafaria Praia" está prevista para 20 de maio.
A artista conseguiu autorização da organização da Bienal para que o barco se desloque durante a exposição e transporte um máximo de 75 passageiros.
O projeto de Joana Vasconcelos - em forma de pavilhão flutuante - com uma intervenção têxtil no interior e um painel de azulejos em redor, com uma vista panorâmica de Lisboa, vai competir com projetos de cerca de uma centena de países.
O projeto da artista, com curadoria de Miguel Amado, é apoiado pela Direção-Geral das Artes, responsável pela representação de Portugal na Bienal de Veneza e também pela Transtejo, que cedeu o cacilheiro para ser transformado em obra de arte itinerante.
Depois de ter transportado 11 milhões de pessoas durante 51 anos, o cacilheiro "Trafaria Praia" é transformado em obra de arte e voltará a ser usado em Veneza, manobrado por quatro tripulantes da Transtejo.
Este "pavilhão flutuante" de Portugal abre ao público a 01 de junho, na Bienal de Arte de Veneza 2013.