
Reuters
Os cães têm quase 100% de fiabilidade ao cheirar o cancro da próstata nos homens. São estes os resultados de um estudo conduzido pelo Departamento de Urologia no Centro Clínico e de Investigação Humanitas, de Milão.
Corpo do artigo
Dois cães cheiraram a urina de 900 homens - 360 já tinham sido diagnosticados como portadores do cancro da próstata e outros 540 não tinham. Um dos cães acertou em 98,7% dos testes, o outro em 97,6% dos casos.
São resultados em linha com outros obtidos anteriormente pela organização sem-fins lucrativos britânica Medical Detection Dogs.
Os cães são capazes de detetar determinados compostos orgânicos voláteis na urina. «Os resultados são espetaculares. São a prova de que os cães conseguem, através do olfato, detetar cancros nos humanos. É particularmente excitante que tenhamos uma taxa destas no cancro da próstata» diz Claire Guest do Departamento de Urologia no Centro Clínico e de Investigação Humanitas.
Claire Guest, que se tem especializado neste campo de investigação em que os cães farejam doenças nos humanos, alerta que os serviços nacionais de saúde têm gasto milhões de euros em biopsias e outros exames clínicos «sem que tenham existido avanços científicos na sua fiabilidade».
A organização que a médica ajudou a fundar, a Medical Detection Dogs procura obter o mesmo tipo de resultados com o cancro da mama.